AO RiTMO TRINÁRIO DE UM TAMBOR

um filme controverso de realizado por Thomas McCarthy

assisti a um filme que incluí de imediato na minha lista de referência cinematográfica, chama-se "The Visitor", e conta-nos a história de um professor universitário já farto de uma vida de ensino despojada de sentido pessoal. A sua vida profissional é um faz de conta constante, repartido entre um livro que nunca começou, os colóquios que não preparou, o programa de uma única disciplina que despreza, etc. Completamente sozinho, procura preencher a sua restante vida, para tal tem umas lições de piano que não o completam em nada...

mas será na cidade da "Grande Maçã" que este professor vai, realmente, encontrar o sentido da sua vida, ao som de um ruidoso tambor que um jovem Sírio lhe ensina a tocar. A metáfora da força do tambor e a delicadeza do piano expande-se para a verdadeira história deste filme, a lei da imigração norte-americana que trata os cidadãos estrangeiros como autenticas escórias da sua sociedade.

Entre a história da amizade e do refazer de uma vida, temos a destruição do sonho americano, nas deportações sem sentido que silenciosamente, tal como o piano que não perturba, depende apenas de uma ridícula “carta verde”. Este filme é uma verdadeira metáfora do melodiosamente correcto e o do ruidosamente controverso… só o tambor pede atenção para o que se está a passar, impelido pela angustiante força das delicadas mãos do professor.

Um filme de facto imperdível

Mensagens populares