A cara sisuda do Simplex

a saudade do meu B.I. amarelo, com um sorriso desgarrado
há alguns meses, terminou a validade do meu B.I. À semelhança de outros anos, pensei que, para tirar um de novo, fossem apenas necessários cerca de vinte minutos. Por isso fui de manhã ao sítio do costume, agora pintado de fresco e com nova cara. Mas mal cheguei, assisti a uma das maiores filas dos últimos tempos. Nem nas urgências de um hospital eu vi tal. Ao fim de uma longa hora de espera, apercebi-me que a fila pouco ou nada tinha andado, e que, pela velocidade com que a coisa passarinhava, teria provavelmente uma manhã inteira perdida naquele local. Desisti e resolvi voltar lá na manhã seguinte. Assim o fiz. Desta vez concentrei-me na fila que morbidamente se mantinha em silêncio, como se assistisse a um espectáculo dentro de uma arena cheia de funcionários públicos. Todos escutaram vezes sem conta que o sistema era lento e que, por isso, tudo andava demorado. Ao fim de algumas horas, cheguei vitorioso com toda a minha paciência prestes a arrebentar, no entanto apercebi-me que festejara a vitória cedo de mais, no instante em que me pediram as "passwords". De facto tinha recebido uma carta, (mas nada indicava que tinha de a levar comigo.) com umas passwords que não podem ser alteradas e que o cidadão terá de arrastá-las, o resto da vida para tudo quanto é lado. Teria de lá voltar mais uma vez.
Deixei passar quase dois meses, a fila parecia de facto viver lá diariamente. No fim, a recompensa… um belo B.I. com a maior beiça que fiz em toda a minha vida. Pareço um morcão. Taciturno, cabisbaixo, fazendo logo ter saudade do B.I. antigo, cujo sorriso mostrava a todos os GNR, ou repartições que mo pediam, que eu era uma pessoa feliz e simpática. Por sua vez, com este, não há GNR que não me multe. Agora tenho um pequeno B.I. com umas beiças enormes, de tal forma que fiquei a pensar que se calhar tiraram a fotografia enquanto eu esperava na fila

Comentários

Teresa disse…
Também eu passei pelo mesmo, só que não esperei tanto tempo. O segredo é ir bem cedo, antes dos serviços abrirem. As possibilidades de ser atendido em tempo satisfatório são maiores. Só esperei 1 hora. Bem pior, é na altura de se levantar o cartão. Mas estamos em Portugal!

Mensagens populares