será que só eu reparei?


há algum tempo, não muito, li no jornal um artigo sobre os estudantes universitários dos Estados Unidos da América. Era um texto que descrevia a iliteracia preocupante destes alunos, e se a iliteracia indica o nível baixo de competência na escrita e na leitura, o artigo ia até mais longe, indicando que a maior parte destes alunos norte-americanos eram incapazes de preencherem qualquer formulário básico, folhetos, cheques, etc, necessários para o seu dia-a-dia. O facto era tão alarmante que as autoridades norte-americanas olhavam de forma preocupante para os dados, tentando encontrar formas eficazes de alterarem estes valores elevados de iliteracia.

Mas a piada disto tudo não está aqui, mas sim num outro artigo saído no mesmo jornal. Ainda nesta semana, e na mesma coluna, vinha um outro texto, mas desta vez a louvar os alunos de USA.
Segundo li no artigo, estes encontram-se melhor preparados para o mercado, e em muito avançados das aprendizagens dos alunos universitários da União Europeia, que ainda segue uma educação tradicional e escolástica.
Já não sei em quem acreditar. Será que só eu reparei, ou o jornalismo faz-se hoje com ladrilhos que não combinam?
Sei lá... estudei numa universidade portuguesa, não estou preparado para isto...

Mensagens populares