E AFINAL COZINHAR É SIMPLES

como aprender a educar o "gosto"

Ratatouille, ou Ratatui como lhe quiserem chamar, surpreendeu-me pela qualidade com que se fala de um tema, pouco abordado pela animação, de como fazer uma alimentação correcta. De facto, este filme procura antes de mais educar, educar não só a boca como a higiene, e não são precisas grandes metáforas para entendermos esta mensagem.
Aqui, é um rato que nos educa, apurando os sentidos para os ingredientes necessários da boa alimentação - sobretudo os
vegetais se repararem.
A mensagen para os mais pequenos, e sobretudo para os crescidos
que acompanham os mais pequenos, é afinal de contas que: o “gosto” se deve educar; todos são capazes de cozinhar; devemos lavar as mãos antes de comer; é fácil e rápido cozinhar; e a comida lixo não passa disso mesmo, de lixo.
No fim escutava uns pais que à saída diziam por entre os dentes: o filme não teve lá grande piada... o miúdo não se riu muito! - para estes a mensagem não passou.
Ratatui é um filme que recomendo, principalmente para os mais crescidos que não acharam piada

Comentários

Anónimo disse…
O filme é absolutamente genial. Também o fui ver e também ouvi comentários desse género.
Pelo contrário o filme "Dias de Surf" foi mais bem recebido quer pelo público infantil quer pelo público adulto. Quanto a mim...detestei.
Anónimo disse…
Gostei bastante deste post e concordo com o que dizes. É um bom filme de animação, o melhor dos últimos meses. Basta lembrarmo-nos do "ogre número três" ou da "prancha de surf" que foram uma desilusão.

leonorgomes.blogspot.com
beija-flor disse…
Fiquei ainda com mais vontade de ver este filme! Obrigada!
Gostei de passar por aqui!:)
Anónimo disse…
O filme brinca com os restaurantes de luxo muito saudavelmente. A hierarquia da cozinha: o chefe, o subchefe, o dos molhos, o lavapratos....

Mensagens populares