O TUBINHO DA EDUCAÇÃO

as politicas da educação têm funcionado como verdadeiros tubos de ensaio. Nelas se afinam todo o tipo de práticas: o tubinho da “TLEBS”, apesar de ser uma ruína, vai sendo ensaiado em todas as escolas, basta ver que os manuais contemplam essa nova vozearia que já não pode ser retirada; segue-se um outro tubinho magnífico, o novo estatuto da Carreira Docente que, para além de outras experiências sempre inacabadas, transforma o professor num sadomasoquista sem vida pensante e, principalmente, a familiar (como uma espécie de caixeiro-viajante da educação, por mais que digam que as políticas aplicadas procurem o contrário); etc.
Como poderemos ter afinidades com um ministério cujos “cientistas loucos” fazem dos professores verdadeiros ratos de laboratório e das suas escolas pequenos tubinhos de ensaio? No fim assistimos ao produto de vários testes sempre inacabados: os alunos (cidadãos) falhados

Comentários

Anónimo disse…
Pois é, o mundo não é bem como nós queremos. A cerca disso acho que devias consultar o post de hoje no meu blog. De certa forma, fizemos o mesmo desabafo.

Leonor

Mensagens populares