UM ALERTA VERMELHO PARA "O ALERTA LARANJA"

a chuva quando cai molha

convencionou-se, muito recentemente, uma moda que determinou três formas de estarmos constantemente em "Alerta" com os estados de humor da nossa amiga natureza. Assim, pegou-se num arco-íris de alertas, vindas do estrangeiro, e criaram-se novos sinónimos coloridos para a forma de lidarmos com o clima, capazes de assustarem mais que os próprios terroristas.

Não sei se já repararam, mas há uns anos para cá, nos serviços meteorológicos, deixou de se dizer que está um belo dia, em vez disso alerta-se para o facto de o verde também ser um estado de alma, e o alarme, mesmo quando calmo, diz-nos para ter sempre algum cuidado, caso contrário não seria de facto um alerta; por sua vez a um dia não tão belo, todo o mapa do país fica com uma cor amarela de quem anda mal do fígado; depois, a uma chuva que molha alguma coisa, juntamente com alguns ventos que despenteiam, o laranja faz-nos crer que o nosso mundo vai ser, de facto, um inferno e, por isso, talvez seja melhor ir para o "shopping "ou não sair de casa; por último, ao mínimo "zarelho do caneco", pintamos a maior parte do mapa continental com a cor vermelha ao ponto de pensarmos que o mundo vai mesmo acabar.

Ainda compreendo de certa forma estas facetas para um uso prático (que implica padrões) na Protecção Civil. O que na verdade me aborrece, nesta nova meteorologia colorida, é que nos faz parecer que o clima de hoje em dia é algo de muito perigoso, cheio de dramatismos, que nos preenchem os noticiários com um desejo talvez escondido de um tornado tipo 5, vindo directamente da Carolina do Norte.

Ando farto de ouvir as notícias que fazem do laranja e do vermelho os maiores alertas de sempre, para no fim, verificamos apenas a habitual "chuvinha molha tolos" e um ventinho assobiador. Amanhã talvez neve nas terras altas, é um facto, como sempre ocorreu num inverno português, por isso o alerta no menu de hoje é o laranja e, nalguns sítios, também o vermelho. Podemos assim dizer que a neve assustadora anda por aí, neste país de clima ameno, mas todo ele coberto de alertas

Mensagens populares