Para uma Política Educativa da Criatividade

recebi de um amigo estes dois vídeos. Normalmente não tenho muita paciência para assistir aos ditos "youtubes", abro-os e despacho-os ao fim de algum tempo. Confesso-vos até que quando comecei com estes, era esse o meu intuito, mas… a verdade é que não consegui parar de os ver até ao fim, já vos conto porquê… Ken Robinson era para mim, até ao final desta manhã, um total desconhecido, agora sei que ele é um importante nome internacional na promoção da CRIATIVIDADE. Como se não bastasse estes dois vídeos são dedicados à falta de CRIATIVIDADE NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES.



As histórias de Ken sobre os ditos hemisférios pensantes, o corpo como transporte, alienado da cabeça, a estandardização incansável da sopa política educativa, os professores universitários… tudo isto e mais, colocado sempre de uma forma inteligentemente divertida. Ken Robinson é de facto um excelente orador e demonstrou ter mais ideias em 15 minutos do que todas as filosofias da educação empregadas em Portugal, nos últimos anos.
Na verdade, a educação portuguesa contem tudo aquilo que Sir Ken reprova (com um vasto currículo e estudos feitos que fazem dele uma devida autoridade no assunto).



Os verdadeiros cientistas da educação, cujo corpo só serve de transporte, apareceram em Portugal num proliferar de Ciências Educativas…. e a meu ver isso ditou o fim da Criatividade.
Mas deixo-vos com os dois vídeos que recomendo vivamente

Comentários

Mensagens populares