Textos Mais Lidos

Outras Casas

Frase

Em breve...

Seguir por Email

Textualinos

Pesquisar neste blogue

Comentários

Recent Comments Widget for Blogger With Avatar For Blogger by Beautiful Blogger Widgets

 

 

+

 

"The Cove", o documentário (part1)


"The Cove" do realizador Louie Psihoyos
"THE COVE", uma denúncia de Richard O'Barry, realizado por Louie Psihoyos. Começo intencionalmente este post com letras maiúsculas, para o amigo textualino memorizar da melhor forma o nome deste documentário que vai muito além da simples denúncia do que realmente ocorre nos bastidores dos espaços de diversão como o "Zoomarine" (ou outros locais com golfinhos).
"The Cove", A Baía da Vergonha, não é somente uma acusação da conivência dos governos mundiais, e mesmo das associações baleeiras, face ao comércio desenfreado de golfinhos. De facto, toda uma "mafiosa" posição de interesses (os tais jogos de interesses) por parte do governo japonês, perante a enorme matança e exportação de golfinhos.
O mundo não pode ficar indiferente, uma vez que estes são tirados do seu estado selvagem, para serem "selvagemmente" domesticados e entreterem as férias e os domingos dos ocidentais. Como se não bastasse, não são apenas os golfinhos vivos que são exportados, mas sobretudo os que são mortos na "Baía da Vergonha", às centenas, para comercializarem a carne, carne essa que por pouco não esteve para entrar nas cantinas das escolas do Japão, carne essa extremamente poluída com mercúrio, bastante nocivo ao ser humano, principalmente no desenvolvimento do crescimento de crianças, etc.
Apesar do assunto ser por si só muito plausível, a meu ver, e como vos dizia em linhas anteriores, o documentário The Cove não se reduz apenas à denuncia, ele é sobretudo um apelo ao indivíduo, um apelo à acção, um apelo ao herói cada vez mais preguiçoso e mimado que vive dentro de cada ocidental... mas este será um assunto para o próximo post)
 

Um milhão de visitas

Este blog foi fundado em 13/01/05. Ao longo destes 8 anos passou um milhão de olhares pelos artigos e frases que aqui diariamente coloco. Já foi alvo de referência de vários órgãos de comunicação social, bem como de centenas de blogs e sites que visito ainda hoje com algum afecto. A todos um muito obrigado.

Contacto

vaz.correio@gmail.com