Herculano 200 anos depois

"Herculano – Dois Séculos de Mutualismo"
no ano do Bicentenário do nascimento de Alexandre Herculano, que nasceu a 28 de Março de 1810, a Associação Portuguesa de Escritores, preservando o direito à memória, está evocar esta grande e destacada figura da Cultura Portuguesa.
No auditório do Montepio, Rua do Ouro, 219, em Lisboa, no próximo dia 4 de Outubro, pelas 18H00, vai ter lugar o debate “Herculano – Dois Séculos de Mutualismo”, que assinala o reinicio do ciclo “Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, e contará com as intervenções de António Valdemar, Guilherme de Oliveira Martins e Vítor Melícias.
A temática do Mutualismo é um pretexto para uma viagem ao século XIX, tão marcado pelo triunfo das ideias liberais onde a solidariedade teve em Prodhom um dos seus paladinos. Em Portugal, Alexandre Herculano é também um dos defensores do Mutualismo tendo contribuído para a fundação da primeira caixa mutualista.
Associando-se ao evento o artista plástico António Carmo, pintou um retrato do escritor evocado, que será apresentado em todas as sessões.
Coordenada pelo escritor Luís Machado, esta manifestação cultural, que ao longo de Outubro vai decorrer em vários locais é promovida pela Associação Portuguesa de Escritores. “Alexandre Herculano 200 Anos Depois”, integra um ciclo de palestras, com debates e uma mesa-redonda, visando destacar o pensamento e a grandeza de um Homem que foi um combatente da Liberdade.
Liberal e justo, a intervenção política e social de Alexandre Herculano revela-nos, para além de um singular exemplo de fidelidade a ideais e valores, uma dimensão ética rara na nossa vida pública do século XIX.
Entrada Livre

Mensagens populares