Mais três canais da televisão vão deixar de falar português

enviaram-me este texto que vos quero partilhar. A concretizar-se esta notícia é mais um gesto de estupidez por parte dos dois canais de TVCabo, Zon e Meo, cheios de sorrisos e promoções televisivas, mas que em tudo o quanto promovem a Língua Portuguesa não faz parte, ora vejam:

"De acordo com a notícia publicada no Diário de Notícias, mais três canais da televisão por cabo vão deixar de falar português. O canal História, o Bio e o Odisseia,(depois do mesmo ter acontecido com o National Geografic e o Discovery), todos eles vão eliminar os seus conteúdos com locução e vão passar a transmitir programas exclusivamente legendados.
Atenção ! Estes canais transmitem conteúdos culturais!
A língua portuguesa, com um papel primordial na identidade do nosso país, está constantemente a ser desrespeitada e desvalorizada. Independentemente de concordarmos ou não com o acordo ortográfico, é cada vez mais a oralidade que nos diferencia e que nos enriquece enquanto povo.
E nesse ponto as leis são fracas e não nos defendem. A televisão é um forte indício disso. Pagamos assinaturas por canais temáticos, que nos impingem constantemente com anúncios em espanhol, como se essa fosse a nossa língua mãe. Canais culturais cujo objectivo é informar e instruir mas que se esquecem do seu verdadeiro propósito e abafam a voz portuguesa, pondo de parte as nossas crianças e idosos, que têm dificuldades de leitura, já não falando dos invisuais que deixam de ter informação audível e acessível de conteúdos culturais.
Não existe a tradição em Portugal de dobrar filmes e séries para adultos, mas pelo menos mantenhamos a possibilidade de ouvir documentários e desenhos animados na nossa língua materna tão rica fonética e linguisticamente, e com isso gerar trabalho para profissionais da voz e actores que tão poucas hipóteses têm neste país.
Esperemos não regredir no tempo, e começarmos novamente a assistir a séries, e documentários locutados em brasileiro. É importante valorizar mais e defender a nossa língua materna. Afinal preservá-la é muito mais do que zelar pelo falar de um povo, significa defender o que há de mais precioso na nossa nação: nossa identidade, nossos costumes, nossa história e até mesmo nosso futuro.
Não nos calem a voz, deixem ouvir a língua de Camões nos canais que a nós são dirigidos"

Comentários

Mensagens populares