Textos Mais Lidos

Outras Casas

Frase

Em breve...

Seguir por Email

Textualinos

Pesquisar neste blogue

Comentários

Recent Comments Widget for Blogger With Avatar For Blogger by Beautiful Blogger Widgets

 

 

+

 

AS LEIS DE CLARKE ii

segundo li, Arthur C. Clarke, no ensaio Hazards of Prophecy: The Failure of Imagination, parte do livro Profiles of the Future, fala-nos de três leis:

I. Quando um cientista distinto e de idade avançada diz que algo é possível, quase certamente ele está certo. Quando ele diz que algo é impossível, muito provavelmente está errado. II. O único caminho para descobrir os limites do possível é aventurar-se um pouco além dele, entrando no impossível. III. Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da mágica.

Apesar de serem três, a lei inicialmente era só uma, esta lei primordial vinha acompanhada de uma definição sobre o que seria a idade avançada e que, segundo me parece, numa edição francesa da obra a deturpou, e a lei era a seguinte:

Em física, matemática e astronáutica, significa acima dos trinta anos. Em outras disciplinas, a decadência senil é por vezes adiada até os quarenta anos. Claro que existem gloriosas exceções; mas, como qualquer pesquisador recém saído da faculdade sabe, cientistas acima dos cinqüenta só servem para reuniões de directoria e devem ser mantidos fora do laboratório a qualquer custo

leia o resto aqui e aqui

1 comentários:

 

Um milhão de visitas

Este blog foi fundado em 13/01/05. Ao longo destes 8 anos passou um milhão de olhares pelos artigos e frases que aqui diariamente coloco. Já foi alvo de referência de vários órgãos de comunicação social, bem como de centenas de blogs e sites que visito ainda hoje com algum afecto. A todos um muito obrigado.

Contacto

vaz.correio@gmail.com