Textos Mais Lidos

Outras Casas

Frase

Em breve...

Seguir por Email

Textualinos

Pesquisar neste blogue

Comentários

Recent Comments Widget for Blogger With Avatar For Blogger by Beautiful Blogger Widgets

 

 

+

 

900, O PIANISTA DO OCEANO

"900"
e pronto, reservei já dois bilhetes para a peça "Novecentos, o Pianista do Oceano", levada a cabo pela Peripécia Teatro (Vila Real), em Viana do Castelo. Indicaram-me e aconselharam-me sobretudo esta peça, inserida no Festival de Teatro do Eixo Atlântico, FESTEIXO, a decorrer actualmente na cidade.
Segundo li (aqui):
baseado no texto Novecentos de Alessandro Baricco, "Novecentos" é o nome do pianista excepcional que nunca desceu do Virginian, o paquete, que recorria nos princípios do século XX as rotas de emigrantes e milionários entre a Europa e a América.
Rezava a lenda que a bordo do Virgínian havia um tipo que com o piano fazia o que queria; que tocava uma música estranha, que do piano fazia sair notas que não eram normais, que só ele era capaz de arrancar; parecia que tinha quatro mãos, tal era a sua técnica; quando lhe apetecia tocava Jazz, e quando não, tocava uma coisa que era como "dez jazzes" juntos! Do seu piano saíam todas as músicas da terra. Era de ficar pasmado.
Em "Novecentos" cabe o humor e a poesia envolvidos pela música ao vivo, onde dois clarinetistas interpretam temas de estilos que vão desde do ragtime ao klezmer, passando pela tradição musical celta, e ainda temas originais.
Cada actor interpreta vários personagens, e ao longo da peça assume a espontaneidade dos contadores de histórias, à mistura com a ironia dos entertainers e o humor inocente dos clowns. Através de um texto escrito numa linguagem simples mas tocante, são abordadas questões como a amizade, a beleza e o poder da imaginação, reflectindo-se sobre o nosso mundo desde uma perspectiva muito própria e surpreendente.

Criacção, Adaptação e Dramaturgia_Peripécia Teatro e José Carlos Garcia

Interpretação_Sérgio Agostinho, Ángel Fragua, Luis Filipe Santos e Tiago Abrantes

Encenação_Noelia Domínguez

Teatro (Festeixo)

 

Um milhão de visitas

Este blog foi fundado em 13/01/05. Ao longo destes 8 anos passou um milhão de olhares pelos artigos e frases que aqui diariamente coloco. Já foi alvo de referência de vários órgãos de comunicação social, bem como de centenas de blogs e sites que visito ainda hoje com algum afecto. A todos um muito obrigado.

Contacto

vaz.correio@gmail.com