A FACE ESCONDIDA DA GUERRA (Cinco Artes- Fotografia)

"I have been a witness, and these pictures are

my testimony. The events I have recorded should

not be forgotten and must not be repeated."

-James Nachtwey-

ao percorrermos os vários espaços da página pessoal do norte-americano James Nachtwey (clicar e ver na foto ao lado: Cinco Artes – Fotografia), facilmente percebemos a epígrafe com que se inicia este "post". Ali é evidente a dor pelos rostos da guerra, tomando-os como tema principal da sua objectiva: as silenciosas marcas anónimas, as marcas da violência bélica que individualizam a agonia e a dor como um grito encerrado naquela cicatriz.

Quando perscrutarmos as suas imagens, deparamos com uma ou outra já bastante conhecida por nós, através dos media - sobretudo nos jornais - como o exemplo da foto, as marcas daquilo que parece ser uma catana, numa face torturada.

Curiosamente, como “quem vai à guerra dá e leva” James Nachtwey, em troca dos fabulosos retratos fotografados que nos “dá”, “levou” em 2003, com os estilhaços de uma granada, durante uma viagem de comboio a Bagdá.

Aconselho uma espreitadela ao link aqui,para visualizarem, com mais calma, as fabulosas fotografias de James Nachtwey. Um nome a não esquecer

Comentários

Mensagens populares