Letria rima com Aletria e Poesia

na sexta-feira, tive o prazer de participar numa conversa com José Jorge Letria, numa mesa em que fui o mediador entre o autor e uma sala cheia, com um público atento e com muita vontade de participar.
Logo de início propus aquele que seria o mote para a conversa, o gosto pelo jogo com as palavras na escrita de Letria, principalmente no jogo com os títulos. Falou-se sobretudo da liberdade do jogo a todos os níveis, o jogo da sociedade, do poder, da economia, da vontade... e - no dizer do autor - " tudo isso, embora não pareça, encontra-se ligado".
Foi uma curta conversa de duas horas... curta, porque soube a pouco conversar com quem tem o dom da palavra e sabe bem o que diz.
Letria mostrou-se doce, como a aletria para as crianças que o interrogaram, e mostrou-se ser sobretudo poesia para os crescidos que o estavam a ouvir

Comentários

Diogo disse…
Eis algo que nada tem de poético:

No Daily Show - A nossa única hipótese como país é o Osama bin Laden colocar e detonar uma grande bomba nos Estados Unidos

Jon Stewart: Ontem à noite estava a ver o programa do Glenn Beck na Fox News. Ele estava a falar com um ex-analista da CIA, Michael Scheuer, sobre como esta Administração não nos está a proteger dos terroristas… E depois ouvi uma coisa tão demente que ia caindo…

Michael Scheuer: A nossa única hipótese como país é o Osama bin Laden colocar e detonar uma grande bomba nos Estados Unidos. Só o Osama é capaz de executar um ataque que obrigue os americanos a exigir que o Governo os proteja.

Jon Stewart: Mas que m… foi aquela? E, já agora, sabem o que é fascinante na nossa cultura? Aposto que censuraram quando eu disse merda. Porque o Governo Federal decidiu proteger-vos e aos ouvidos dos vossos filhos desse tipo de linguagem. Entretanto, o gémeo malvado do Pai Natal [Michael Scheuer]... está à vontade para propor um massacre de americanos, para conseguir apoios para o programa de segurança dele.

Jon Stewart: Pois, aquele bin Laden é um desmancha-prazeres! Quando não queremos que ele mate americanos, ele mata, e quando queremos, não mata. É um parvalhão! E quando ele detonar uma bomba na América, esperemos que não seja nas partes "boas e verdadeiras".

Vídeo

Mensagens populares