"Agora só crio galinhas", Cruzeiro Seixas

É difícil um artista ver-se inserido nessa “máfia” do surrealismo.
há muito que me propus falar de um dos meus pintores favoritos do Surrealismo, falo-vos de Cruzeiro Seixas. Na verdade o seu nome e os seus trabalhos já não precisam de qualquer divulgação, contudo... recentemente deparei-me com uma entrevista curiosa e por isso aqui vai:
Nascido em 1920, na Amadora, Cruzeiro Seixas é, segundo palavras suas, um "homem que pinta", já que na sua opinião a designação de pintor não expõe o verdadeiro gesto da arte daquele que pinta. Mas, quem conhece bem a sua obra sabe que, para além do tal "homem que pinta", existe também um homem que escreve, escreve poesia, sobretudo imbuída de surrealismo.
Deixo-vos como sugestão passagens da entrevista sobre o surrealismo e a arte a Cruzeiro Seixas:
Isso terá que ver com um vazio de espírito crítico e de uma deturpação da História de Arte. Só assim se explica o que se passa em Portugal, em que se enterram gerações inteiras de artistas que tantas obras importantes fizeram e hoje são quase desconhecidos. (...) o surrealismo foi e é para mim uma ideia muito forte, um mito com muitas possibilidades de nos aguentar neste mundo incrível. (...) a maioria das pessoas ligadas à arte está a repetir muitas das coisas inventadas pelos surrealistas nos anos 20, embora sem revelarem a proveniência da sua inspiração
ler a entrevista na íntegra aqui

Mensagens populares