Textos Mais Lidos

Outras Casas

Frase

Em breve...

Seguir por Email

Textualinos

Pesquisar neste blogue

Comentários

Recent Comments Widget for Blogger With Avatar For Blogger by Beautiful Blogger Widgets

 

 

+

 

"Autores, Editores e Leitores" de Francisco Vale

o recente livro de Francisco Vale, "Autores, Editores e Leitores", editado pela Relógio de Água, reúne um conjunto de textos, entrevistas, afinidades, crónicas e "posts" que o autor tinha dispersos e que, felizmente, resolveu seleccionar e agrupar, dando assim origem a esta obra de referência e de apoio para quem anda nesta coisa das letras.
É de realçar a crítica a certas atitudes e posições algo mercenárias do "recente" mercado livreiro, sobretudo nos textos "As promessas da Leya" e "Sondagens, tops de venda" uma abordagem sobre a realidade livresca, argumentada por quem sabe do assunto, uma espécie de visão maniqueísta entre a gente séria e os mercenários que cada vez mais tomam conta de tudo. Mas a crítica não se fica pelos grandes grupos e as atitudes mercantilistas do livro novo, Francisco Vale abre caminhos de fuga que passam pela própria postura de uma boa leitura, hábitos saudáveis que se devem manter, hábitos esses referidos no texto "A leitura crítica e a leitura ingénua", posição que eu salvaguardo e da qual partilho da opinião. De destacar ainda as entrevistas a nomes como José Saramago, Mário Cesariny (neste último assistimos a uma fabuloso discurso sobre ser-se surrealista ou poeta), etc.
Mas a obra não se esgota apenas nestas coisas dos livros, "Autores, Editores e Leitores" é, também, uma obra de apoio àqueles que anseiam editar pela primeira vez os seus textos... por essa razão aconselho, vivamente, a todos os meus amigos que, quase de forma diária, me fazem chegar os trabalhos, pedindo uma opinião crítica. O passo que devem seguir está, na verdade, bem explicado neste livro de Francisco Vale. De facto, não são apenas as aulas de escrita criativa o que, na verdade, os meus amigos necessitam, isso agarra-se com a leitura e o treino... o que precisam é saber por onde ir, os mestres, as verdadeiras leituras, o exercício... passos que o autor faz alusão, principalmente através do texto "Como editar um primeiro livro". São sobretudo as dicas fornecidas por quem realmente sabe das coisas, que fazem desta obra uma leitura obrigatória para melhor compreendermos os bastidores do mercado livreiro português
 

Um milhão de visitas

Este blog foi fundado em 13/01/05. Ao longo destes 8 anos passou um milhão de olhares pelos artigos e frases que aqui diariamente coloco. Já foi alvo de referência de vários órgãos de comunicação social, bem como de centenas de blogs e sites que visito ainda hoje com algum afecto. A todos um muito obrigado.

Contacto

vaz.correio@gmail.com