BFachada LP

folque(lore) muito erudito (BFachada)
admito a minha faceta de corsário, abalroo um ou outro barco musical, online, e arranco-lhes os tesouros mais escondidos e cobiçados, é uma vida difícil esta... a da pirataria, porque o faço? Por razões óbvias, se não o fizesse a minha cultura musical seria bem menor, para além de ter muita porcaria em casa e menos dinheiro no bolso. Contudo, e acalmem-se os mais puritanos, sempre que um trabalho sério merece, o original não me escapa. Foi o caso do mais recente álbum de Bernardo Fachada, mais conhecido por BFachada. Ouvi gostei, explorei, e comprei.
Reconheço que, por entre as tradicionais guitarradas pop da maior parte dos grupos portugueses, ultimamente começam-se a destacar, de alguns pequenos nichos urbanos, trabalhos muito interessantes que merecem o reconhecimento do nosso Textualino.
Falei-vos recentemente de "Noiserv" (aqui), do qual também adquiri o original, mas que peca unicamente por recorrer à língua inglesa. BFachada canta em português, ouvimos letras de qualidade portuguesas - que já não se ouviam desde de Carlos Tê com Rui Veloso. A língua ganha sonoridades imprevisíveis, os instrumentos diversificam e o coro desafia. Cada trabalho musical é composto por fragmentos, textos musicados que, qual orquestra, no final arranca num único arranjo musical bastante agradável. De destacar a primeira música "Responso para maridos transviados", a segunda "Cantiga de amigo" e "Só te falta seres mulher" que ultimamente não me saem do ouvido e que me obrigam assobiar pelos corredores da escola.
Deixo-vos com algumas palavras de BFachada: "toda a música exige silêncio por igual para existir: o silêncio é a folha em branco do músico - sem ela, nada feito. Quando há barulho, é só o barulho que eu oiço de cima do palco: começo a tocar e a cantar francamente pior que o costume, por ter que me impor pelo volume, e começo a ficar desconcentrado - pior, começo a ficar de mau humor. Enfim, uma desgraça (ler o resto aqui)

Mensagens populares