"Olhares Transversais" no Instituto Cervantes de Lisboa

a invenção das literaturas nacionais na Península Ibérica

o Instituto Cervantes de Lisboa e a FCSH apresentam as Jornadas “Olhares Transversais. A invenção das literaturas nacionais na Península Ibérica”, que decorrerão nos dias 27 e 28 de Outubro.
Em 2005, ano das comemorações do Quixote, inauguraram-se as jornadas «Olhares transversais», oportunidade para que o Instituto Cervantes, em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa, através do seu Instituto de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos, divulgasse e, ao mesmo tempo, debatesse, em conjunto e de modo entrecruzado, as relações literárias e culturais entre Espanha e Portugal.
A 3ª edição de Olhares Transversais realiza-se em torno de uma das dimensões de maior actualidade da história intelectual e política da Península Ibérica, a constituição das suas «literaturas nacionais». Com tal fim, reúnem-se escritores, ensaístas e professores de diferentes universidades peninsulares para dar a sua visão de alguns dos dados mais importantes dessas construções e, em público e com todos, reflectir sobre as circunstâncias que as determinam e as suas consequências

Mensagens populares